Você está localizado em: Home » Notícias » Seleção Pública destina R$ 10 milhões para pesquisa e inovação n...

Edital publicado pela FINEP/MCTI envolve recursos não-reembolsáveis e abrange novos ingredientes, proteínas alternativas e novas tecnologias de alimentos; propostas devem ser submetidas até 14 de outubro

Notícia postada em: 25/08/2022 às 14:45

AFinep Inovação e Pesquisa, empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), publicou na segunda-feira (22/08) o edital de Seleção pública MCTI/FINEP/FNDCT Pesquisa, desenvolvimento e inovação focada nos sistemas alimentares contemporâneos, novos ingredientes, proteínas alternativas e novas tecnologias de alimentos.

O valor global do edital é de R$10 milhões. Os recursos são da modalidade não reembolsável e provenientes do Fundo Setorial Agronegócio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).

O formulário eletrônico para apresentação das propostas será disponibilizado pela FINEP/MCTI em 21 de setembro. O prazo para envio das propostas é até 17h (horário de Brasília) de 14 de outubro de 2022.

A Seleção Pública apoiará projetos que contemplem soluções inovadoras em três linhas temáticas: Redes de Pesquisa, Empreendedorismo de base tecnológica e Desafios tecnológicos.

A primeira envolve ‘Redes de pesquisa’. Para essa linha serão selecionadas propostas que contemplem a formação de redes de pesquisa, contendo no mínimo a parceria de cinco Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). A ideia é que possam desenvolver projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico conjuntos nas áreas de alimentos, agronomia, veterinária, zootecnia e áreas afins, para o atendimento das temáticas de novos ingredientes e proteínas alternativas com recursos do projeto.

A linha temática de ‘Empreendedorismo de base tecnológica’ envolve projetos ligados à inovação e dedicados ao apoio a empresas de base tecnológica, em parceria com uma ou mais foodtechs brasileiras incubadas, aceleradas ou lotadas em parques tecnológicos, nos temas de sistemas alimentares contemporâneos, novos alimentos e tecnologias de alimentos.

Essas duas primeiras linhas contarão com recursos de R$ 3 milhões cada.

Para a linha temática de ‘Desafios Tecnológicos’ serão selecionadas propostas que contemplem projetos de pesquisa que busquem soluções para a área de proteínas alternativas, como o desenvolvimento de cortes inteiros de carne bovina cultivada, desenvolvimento de formulações de meio de cultivo de grau alimentício, isentas de soro fetal bovino (SFB) ou outros elementos de origem animal que permitam a proliferação e/ou diferenciação de células bovinas.

Também prevê produção de gorduras a partir de fontes de vegetais ou por fermentação para aplicação em produtos cárneos feitos de planta, e extração e funcionalização de proteínas vegetais para aplicação em produtos cárneos análogos aos de origem animal. Essa linha contará com recursos de R$ 4 milhões.