Você está localizado em: Home » Notícias » Administração consciente de recursos permitiu economia de R$ 155,6 m...

Administração consciente de recursos permitiu economia de R$ 155,6 milhões no último ano, diz secretário da Alesp

Em entrevista à Rede Alesp, Júlio Ramos falou sobre valor devolvido pela Mesa Diretora da Assembleia aos cofres públicos do Estado

Notícia postada em: 04/04/2022 às 10:01

Fonte: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Autor: Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo

Eleita em março do ano passado, a atual Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo economizou, dentro do período à frente do Parlamento paulista, R$ 155,6 milhões em recursos públicos. O valor foi devolvido para o Estado em cerimônia realizada na última terça-feira (29).

Em entrevista à TV Rede Alesp, o secretário-geral de Administração da Alesp, Júlio Ramos, afirmou que a administração consciente dos recursos possibilitou a economia. "Isso é uma somatória de forças que nasce de uma convergência de decisões da Mesa Diretora. Iniciamos um novo trabalho de fazer o enxugamento das contas, de rever contratos, buscar gargalos para melhorar fluxos e a modernização", disse.

Escolhida para o biênio 2021-2022, a atual Mesa é composta pelo presidente Carlão Pignatari, e pelos 1º e 2º secretários, deputados Luiz Fernando (PT) e Rogério Nogueira (PSDB). Os valores devolvidos pela Assembleia aos cofres públicos do Estado serão investidos em áreas prioritárias como assistência social e saúde. Do montante, R$ 24 milhões já foram usados para a compra de 179 mil cestas básicas destinadas a famílias carentes.

Para Júlio Ramos, é importante ressaltar o empenho da Assembleia Legislativa e de todos os 94 parlamentares. O secretário geral disse que, dentre as principais ações, estiveram as renegociações de contratos de serviço feitos pela Mesa.

"Renegociamos o contrato de limpeza com desconto de 25% e o de vigilância com desconto de 40%. Foram se juntando expectativas e criando ações, fazendo coisas com pessoas da Casa, valorizando os servidores", afirmou Ramos.

Metade do valor economizado pela Alesp no último ano foi possível graças à corte de gastos. "Quase R$ 70 milhões estavam alocados em investimento e custeio. A Casa optou em não fazer esses gastos, porque entende que a população passa por um momento difícil", explicou o secretário.

Outra grande ação do Legislativo estadual implantada em 2021 é o Alesp Preserva, programa de sustentabilidade com ações para neutralizar a emissão de carbono, reduzir o consumo de água e papel, e investir em produção de energia solar no Palácio 9 de Julho.

Com um ano de programa, a Alesp deixou de utilizar 180 mil folhas de papel, graças a modernização do sistema, e a economia de R$ 900 mil em conta de água, com economia da água e a utilização de copos reutilizáveis e do reaproveitamento de água da chuva. "Estamos economizando recursos, mas também estamos falando de questão ambiental, como o uso dos copos plásticos, do reuso de água e redução da energia elétrica", disse o secretário de administração.

A instalação de painéis de energia solar e a compensação de carbono relativa aos últimos três anos são os próximos investimentos que serão feitos pela Mesa por meio do Alesp Preserva. "A Assembleia não teve aumento no seu orçamento, o valor que vem para executar no exercício de 2022 é o mesmo de 2021. Não tem dinheiro novo, a gente tem que usar melhor o recurso", afirmou Júlio Ramos.